Com investimentos em soja no Alto Taquari, representantes do setor produtivo destacam avanços em infraestrutura

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, agosto 3, 2021 as 16:57 | Voltar

O secretário de Infraestrutura do Governo do Estado, Eduardo Riedel, reuniu-se com representantes dos sindicatos rurais de seis municípios da região do Alto Taquari e com os diretores do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Marcelo Bertoni, presidente eleito da instituição, e Frederico Stella. 

No encontro, produtores da região falaram sobre os desafios do setor produtivo e da ampliação da produção de soja, em decorrência dos avanços em logística. “Quando investimentos em infraestrutura damos oportunidade de escolha ao empresário rural dentro do que é vantajoso para sua produção, como é o caso da produção agrícola e com isso vemos uma mudança de cenário no campo. Uma substituição de ponte de madeira por ponte de concreto já revela essa modificação, porque o setor exige e o poder público deve atender”, reforçou Riedel. 

Durante a reunião, o destaque foi o desafio da produção de soja e o investimento logístico

“O diálogo entre as instituições é uma das principais alavancas para o setor agropecuário. Estamos organizando essas agendas entre sindicatos rurais e Seinfra para que possamos trazer a realidade de infraestrutura em cada região e para que, a partir daí, sejam traçadas metas e ações para impulsionar a nossa produção, seu escoamento, ampliando o desenvolvimento econômico do estado”, destacou Bertoni.

Para o produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Camapuã, Antonio Silvério de Souza, falou sobre a realidade do seu município e das obras que o Governo do Estado têm realizado. “Entre elas a mais importante é a MS 422 que foi feito o encascalhamento, ligando uma MS à BR, beneficiando várias propriedades rurais. E hoje trouxemos outras demandas porque principalmente no norte de Camapuã está intensificando o plantio de soja”. 

Participaram da reunião os presidentes dos sindicatos rurais; Silmara Régia Bonfim de Oliveira, de Sonora; Antonio Azevedo Nabhan , de Figueirão; José Roberto Scalabrini , de Pedro Gomes. 

Rodada de Reuniões

Esta foi a oitava etapa de reuniões com sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul. Na semana passada, a reunião foi realizada com os presidentes dos sindicatos de Angélica, Antônio Gisuatto; Anaurilândia, Luciano Pompilio Brescansin; Bataguassu, Manoel Agripino Cecílio de Lima; Santa Rita do Pardo, José Renato Cavalli Sofia; e a tesoureira de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel.

Na semana anterior, Riedel recebeu o atual diretor secretário do Sistema Famasul, Frederico Stella, o   superintendente do Sebrae/MS, representando o Sindicato Rural de Nioaque Claudio Mendonça; os presidentes de sindicatos rurais Rodrigo Angelo Lorenzetti, de Amambai; Roseli Maria Ruiz, de Antônio João; Edson Bastos, de Aral Moreira; João Firmino Neto, de Laguna Carapã; e André Cardinal Quintino, de Ponta Porã; Leandro Mello Acioly, de Bela Vista; Jefferson Doretto de Souza, de Bonito; Fernando Ortiz Moura, de Caracol; Jesus Cleto Tavares, de Guia Lopes da Laguna; e o vice-presidente do sindicato de Jardim, Hélio Tadeu Ruiz.

Na anterior, o encontro contou com a presença dos os presidentes dos sindicatos rurais de Caarapó, Carlos Eduardo Macedo Marquez; de Eldorado, Alexandre de Paula Junqueira Netto; de Juti, Marcelo Escobar; de Naviraí, Yoshihiro Hakamada; e de Paranhos, Edir Ratier.

Riedel reuniu-se também com representantes da Grande Dourados, com os presidentes dos sindicatos rurais de Dourados, Angelo Ximenes; de Deodápolis, Paulo Cardim; de Douradina, Cláudio Pradela; de Fátima do Sul, Dário Antônio; de Glória de Dourados, Marcos Acácio; de Itaporã, José Assis de Lara; de Jateí, José da Silva, e de Vicentina, Valter Dalla Valle.

Em março, foram três agendas. A primeira com os representantes dos sindicatos rurais dos municípios da Costa Leste de Mato Grosso do Sul, Eduardo Antônio Sanches (Aparecida do Taboado), Adolfo Chorati Cavalhieri (Brasilândia), Roberto Gonçalves de Andrade Filho (Chapadão do Sul), Fábio Carvalho Macedo (Paranaíba) e Kennides Martins Batista Filho (Três Lagoas).

A segunda com os presidentes de sindicatos João Nelson Lyrio (Bandeirantes), Alessandro Coelho (Campo Grande, Rochedo e Corguinho), Henrique Vargas Ezoe (Rio Negro) e Lucicleiton Cirino da Rocha (Terenos). Ainda em março, foi realizada a reunião com os presidentes Fábio Olegário Caminha (Maracaju), Telma Menezes de Araújo (Nova Alvorada do Sul), Leandro Fabricio Martins Aléssio (Rio Brilhante) e Paulo Renato Stefanello.

Ana Brito / Seinfra

Fotos: João Carlos Castro

 

Publicado por: Ana Cristina de Souza Brito Uzun

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.