Governo do Estado inicia obra de heliponto na sede do DOF, em Dourados

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, maio 19, 2022 as 07:22 | Voltar

Durante agenda em Dourados, na quarta-feira (18), o governador Reinaldo Azambuja autorizou a construção do primeiro heliponto registrado pela Agência Nacional de Aviação (Anac), para uso do poder público de Mato Grosso do Sul, que vai compor a estrutura da nova sede do Departamento de Operações de Fronteira (DOF).

Mato Grosso do Sul tem apenas três helipontos registrados na Agência Nacional de Aviação (Anac), sendo um em Campo Grande, outro em Três Lagoas e o terceiro em Ribas do Rio Pardo, todos particulares. Os helicópteros permitem uma certa versatilidade para pousos em diversos locais como hospitais e quarteis, ou até mesmo parques, o que não descarta o investimento em uma estrutura própria para esse tipo de aeronave.

 

Com obra em fase inicial, o investimento no novo equipamento será de R$ 282.279,24, de recursos próprios do Governo do Estado, o que vai fortalecer o combate ao crime na região de fronteira, como destaca o governador Reinaldo Azambuja. “Agora, nossa polícia vai contar com uma estrutura melhor para reforçar ainda mais a segurança da fronteira e a proteção de todos os brasileiros”, afirma.

De acordo com o superintendente Viário da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Derick Machado, o novo equipamento será composto por um heliporto de 25,5mx25,5m, com capacidade para suportar aeronaves de até 6t, além de uma taxiway (faixa de pista para o deslocamento) e estacionamento de aeronaves. Derick explica que as aeronaves do poder público também usam os aeroportos para pouso e, para isso, precisam disputar espaço com os aviões. “Quando se tem um heliponto, o piloto pode vir direto”, acrescenta.

A aeronave que ficará baseada no heliponto já foi adquirida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), se trata do helicóptero Squilo AS350-B3, que tem capacidade para dois pilotos e quatro passageiros.

Nova sede do DOF

Com investimento de R$ 5,1 milhões, a nova sede do DOF está sendo construída em um terreno de 17.400 m² na Marginal Guaicurus, conhecida como prolongamento da Rua Coronel Ponciano. A obra está em pleno andamento com 67% executada e a previsão de entrega é setembro de 2022.

Além do heliponto, a nova sede contará com auditório, alojamentos, salas de aula, cozinha, refeitório e ambientes administrativos. A unidade policial ainda terá salas de logística, inteligência, investigação e cartórios, entre outras.

Joilson Francelino, Seinfra

Publicado por: Joilson Francelino Santana

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.